segunda-feira, 16 de julho de 2007

A piada do Sr. Sócrates ...ou uma piada chamada Sócrates.?


Por: Tiago Pereira da Silva

Pois bem, caros leitores deste já conhecido blog, voltei de uma prolongada ausência. Não que não me tenha apetecido escrever. Não que não tenha andado com ideias fabulosas a germinar e a apodrecer, nesta cabecinha. Bom, mas acontece que esta demorada ausência conjuntural deve-se precisamente ao que estão a pensar. O meu irmão mais velho, o andróide co-autor deste blog, manteve-me estes meses todos amarrado a uma cadeira, à frente do computador, para não poder superá-lo no número de posts, por minuto... mas enfim, coisas de irmãos.

Este meu regresso deve-se, se por mais nenhuma razão, pelo menos por esta que passarei agora a citar. Ontem concluiu-se mais uma "entusiasmadíssima" eleição em Portugal, mais concretamente, a desta cidade a que de vez em quando, recorrendo ao livro de memórias, lembramo-nos de chamar Lismá, aliás...upppssss... Lisboa. Peço desculpa!
Por conseguinte, foi a primeira vez, em muitos meses, que José Sócrates faz uma aparição em público sem ser vaiado. Também, era só o que mais faltava... ser assobiado pelos seus camaradas. Ora é exactamente aqui que pretendo chegar; a dada altura do seu discurso, num patético carro (ou tri-eléctrico), o nosso "queridissímo" primeiro ministro dirige-se ao seu colega António Costa como "Camarada", bem como aos portugueses. Bom, passo a citar a definição do dicionário, para tirarmos algumas pequenas dúvidas.

Camarada - Companheiro de Quarto, pessoa com quem a outra convive, condiscípulo; colega; cada um dos índividuos que exercem a mesma profissão, etc.

É óbvio que não vou começar com aquelas brincadeiras parvas, sugerindo isto e aquilo da vida sexual do nosso primeiro ministro...Por acaso até gostava de saber, quem é o companheiro de quarto de Sócrates.. Epá! o que estou para aqui a dizer? Da forma como as coisas andam, ainda vou para um tarrafal qualquer...
É que desculpem insistir neste ponto, não estou a ver outra justificação para o recurso de Sócrates à palavra "Camarada", sobejamente reconhecida como cartilha politico-poética de companheiros de esquerda e de revolução.

Diz que em 19... e antigamente... havia um tal de PS - Partido Socialista. Já alguém sugeriu a mudança de nome, como fez por exemplo o PP - Partido "Portas" Popular. Posso deixar uma sugestão: PSD - Partido Social Derrocada... ahaa.. pois, esta sigla já existe e daria, novamente, aso a confusão, por parte de Fernando Negrão, ainda mais agora, que vai converter-se ao "laranjismo". Perdão!

1 comentário:

Anónimo disse...

Já estava a estranhar a ausência :) Apesar de não comentar, customo passar por estes lados...Continua ;)