sexta-feira, 4 de maio de 2007

A oratória barroca de MRP


Esta é uma história verídica. Porque a realidade supera sempre a ficção, o pretenso humorista tem que estar muito atento.

Ter amigos eruditos tem destas coisas. Aqui há uns tempos perguntava a um grande amigo que passa a vida mergulhado em investigações sobre a fundação da nacionalidade (não é o afundamento, é mesmo a fundação) o que pensava ele sobre Margarida Rebelo Pinto (a que tem alma de pássaro e responde a quase tudo qualquer coisa como… sei lá, traduzida para francês com o título J’en sais rien). E este amigo, muito mais decente do que este comediante de trazer por casa, humilde, discreto, respondeu: «é pá, não sei, nunca li, blá blá blá, não posso opinar, blá blá blá, não seria correcto e tal…». Eu disse-lhe: «é pá, não é por nada, mas uma gaja que escreve “o Pedro levantou-se e disse f****”, o que é que tu achas disto?» Foi demais para o seu brio letrado. Eis pois, a sua resposta: «ah não! isso não! qualquer escritor medianamente versado teria escrito, por exemplo: “f*****, disse o Pedro, levantando-se”; ou, ao estilo da oratória barroca de Vieira, talvez: “numa breve ejaculatória, atirou Pedro o maior dos impropérios”, mas nunca, por nunca, “o Pedro levantou-se e disse f*****”. É ignorar séculos de literatura, um retrocesso, inadmissível!»

Aprende, rapaz, que amigos destes não duram sempre.

4 comentários:

Clara disse...

Muito Bom!
Enquanto houver amigos desses há futuro!:)

André Avlis disse...

Clarinha querida !

Desculpa o abuso de confiança, mas é que finalmente este blog arrisca-se a parecer um blog, com comentários e tudo. Para quem não saiba, e agora a sério, nem que seja uma única vez, a maior parte dos blogs da internet são cadáveres informáticos; o que isto quer dizer é que a maior parte deles não passa do 1º dia, mas os donos também não os apagam, e o resultado é deprimente: megabites de blogs em decomposição, neste grande e mal cheiroso cemitério que (também) é a Internet.
Torna-te contagiosa, Clara, passa aos teus amigos

Clara disse...

Olá!
Já meti um link para o teu blog no meu blog!! E como o meu cantinho das mentiras é visitado diariamente por milhares de pessoas ( pelo menos eu gosto de acreditar nisto!no que diz respeito à veracidade deste comentário já não meto as minhas mãos no fogo...:)) esta pequena atitude foi um passo para o sucesso do teu/vosso blog que esperemos que não venha a pertencer a esse grandioso cemitério cibernaútico!!
Continua!

Anónimo disse...

Sim, provavelmente por isso e